Fala – se muito veementemente via meios de comunicação, a respeito da presença do lixo na cidade de Carinhanha, principalmente no Balneário Pontal, principal ponto turístico da cidade,  localizado entre o rio Carinhanha e o rio São Francisco, esgotos a céu aberto em algumas ruas e assim por diante. Será que esta realidade é vista somente em Carinhanha?

No último domingo, 28 de outubro, a reportagem do site Médio São Francisco Notícias fez um percurso a margem do Rio São Francisco em Malhada, no sudoeste da Bahia, deparando assim com um descaso público, uma triste realidade, tristeza esta ocasionada pela má atitude de pessoas irresponsáveis que, assim, fizeram da beira do Rio São Fracisco, principal ponto turístico da cidade, um verdadeiro depósito de lixo. Além de vidros, papeis, plásticos, garrafas, fezes de animais e outros objetos, a reportagem deparou, também, com muitos fogos que foram utilizados no local durante as reuniões das campanhas políticas na sede e observou a presença de muitos animais no local.

Vale ressaltar que, o Cais é usado como banheiro para muitos visitantes, principalmente durante as festas tradicionais da cidade, as pessoas que por alí circulam não suportam o odor de urina, sem contar que existem alguns esgoto sendo despejado em direção ao Rio.

Nas imediações da Praça nova, a beira do Rio está tomada de mato, o que dificulta a visão do Rio por parte das pessoas que por alí circulam.


O Rio São Francisco é o ponto de referência da cidade, as pessoas quando visitam Malhada, uma das primeiras coisas que lembram é se direcionarem à beira do Rio para contemplar a beleza exuberante do mesmo, mas ao invés de contemplar somente a beleza, acabam deparando com uma falta de respeito por parte de alguns moradores para com o Velho Chico, moradores estes, que esquecem que tal atitude é prejudicial tanto a si mesmo quanto para a geração futura, uma vez que o lixo jogado no referido local está contaminando e matando aos poucos o Rio.

“Sabemos das prioridades que uma administração tem para dedicar constantemente no decorrer dos quatro anos, mas se tem uma coisa que, também, não pode deixar de ser vista e incluida dentro das prioridades do governo municipal de Malhada é o cuidado com a beira do Rio São Francisco, uma vez que além de dá vida ao Rio, dará também mais vida à cidade e uma visita mais constante e prazerosa aos visitantes que por aqui passam.” Ressaltou um morador malhadense

Segundo informações do candidato a prefeito eleito, Dr.Gimmy (PT), uma de suas prioridades no decorrer do seu mandato é acabar com o lixão localizado em umas das entradas da cidade, na vicinal Malhada/Canabrava, mas pelo que estamos vendo, vai sobrar mais um problema pra ele resolver e, em vez de um lixão, vai ter que acabar com dois, já que existe também um lixão à margem do Rio São Francisco e que o gestor atual já está vencendo seu mandato e o problema ainda não foi solucionado.

Alunos e professores das escolas municipais já se mobilizaram em prol deste assunto, inclusive alguns meses atrás sairam às margens do Rio, juntamente com representantes da Bahia Mineração, recolhendo o lixo reciclável, porém em pleno século XXI ainda existem pessoas dotadas de tamanha ignorancia que não temem fazer o mal à natureza, prejudicando, assim, um tesouro tão valioso que traz a fonte da vida (àgua) aos moradores ribeirinhos. Na oportunidade, pedimos mais uma vez aos moradores de Malhada e Região, vamos entrar nesta luta e preservar o nosso Rio e a nossa cidade, lixo é jogado no lixo e não no Rio. Quem ama cuida, se você ama, ele pede socorro, cuida dele.

Portanto, esta é a realidade atual da margem do Rio São Francisco em Malhada. Confira as fotos e tire as suas próprias conclusões.

Redação: www.mediosaofrancisco.com  Edição: Ramilson Xavier

Se você gostou da matéria, escreva o seu comentário logo abaixo


7 comentários para “Margens do Rio São Francisco em Malhada, uma vergonha para a cidade”
  1. iremar pina disse:

    # ó velho chico quem poderá lhe ajudar?

    # será que seria uma boa ideia forma um grupo de voluntarios de limpeza da beira-do-rio?

  2. Sèrgio sILVA disse:

    A verdade é que em Malhada a situação é pior que Carinhanha! Mas se os gestores, destes dois municípios, tivessem a mesma competência para trabalhar, como o redator teve ao redigir esta excelente matéria, seria melhor a estética de nossa orla fluvial. Parabéns Ramilson!

  3. silvia disse:

    essa beira de rio era para ta toda plantada de arvore para evitar a evaporaçao da agua vamos nos juntar e cuidar do velho chico antes que seja tarde cader os professores de ciencia e geografia voces tem mas para fazer pegue seus aluno e vamos tomar eniciativa nao fique so dentro da sala de aula tem tanta coisa aqui fora para fazer

  4. edilson disse:

    Agora de quem é culpa? meu Deus que vergonha isso!!!! eu sei que as autoridades são culpados sim. Más, pessoal, não acredito que as pessoas que fizeram essa sujeira toda não sabem que não pode fazer isso!? Essas pessoas deveriam tomar vergonha em suas caras e deixarem de ser porcos! poque quem faz uma coisa dessas ´so pode ser porco!! fico indignado com isso! sou de Malhada, más fico sem saber onde colocar minha cara com essa situação!!!! que vergonha!!!
    Parabens Ramilson pela reportagem, só assim aqueles que tem o mínimo de bom senso faz alguma coisa!

  5. João Pereira disse:

    Parabéns pela reportagem. A destruição da vegetação nativa nas margens dos rios e a poluição com tanto lixo jogado próximo aos leitos dos rios são graves problemas que provocam o assoreamento e a poluição das águas.

  6. Juliana disse:

    Ainda no domingo passado comentava sobre essa situação vergonhosa.
    Precisamos de voluntários? sim, precisamos. Mas não adianta nada, pois sempre acontece a mesma coisa, limpamos e sempre voltam a jogar lixo.

  7. EDILSON disse:

    Olá Juliana, boa tarde,
    Pouquíssimas são as cidades que tem o privilégio de ter um rio na expressão que é o Velho Chico em sua porta principal. Malhada, Carinhanha e outras cidades tem uma oportunidade ímpar de zelar e de desfrutar dessa maravilha.
    Peço a você que não desanime não. Uma pessoa que você consegui fazer entender que já seria um resultado.
    Quando eu vejo um noticiário como esses, fico deveras triste porque eu reconheço o quanto esse rio é importante para nós. Melhor seria se todos vissem como vemos. Falo com lágrimas nos olhos.
    Espero que as pessoas, vejam com bons olhos essa causa, causa que diz respeito a todos nós. Abraços queridos… bom feriados a todos…

  8.  
Comentar