cacauA cultura do cacau na região sul da Bahia pode ganhar um novo reforço turístico. É que os municípios de Ilhéus e Uruçuca iniciaram atividades para transformar a rodovia BA-262 no mais novo roteiro do estado para visitação de turistas . Esse projeto dará um novo nome para a rodovia, que deve se chamar Estrada do Cacau e do Chocolate. Durante encontro realizado na última segunda-feira (14), representantes das duas administrações municipais afirmaram que o foco é a história da cultura cacaueira.

A prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), que participou da reunião, destacou a forte ligação da região com a produção do cacau e afirmou que a ação deve considerar atividades de sustentabilidade no setor para amenizar o sofrimento imposto pelo impacto econômico negativo depois do aparecimento da praga conhecida como vassoura de bruxa. “A Estrada do Cacau e Chocolate vai auxiliar na geração de emprego e renda para a região que acaba de sair de uma crise na lavoura cacaueira. A parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia [Setur], as prefeituras de Uruçuca e Ilhéus, do Sebrae e de empresários trabalha para transformar a estrada em mais um atrativo para o turista que visita a região”. O projeto ainda inclui a restauração de um trecho de 12 quilômetros da velha ferrovia que cortava a região até meados do século XX, criando um passeio por dentro da mata.

Empresários da região já enxergam a possibilidade de bons negócios investindo em tecnologia, no aumento da produção de cacau por hectare e no domínio da cadeia produtiva do chocolate. Novas marcas de cacau fino têm surgido na região e fazendas com um tipo de produção diferenciado das tradicionais começam a aparecer. “É o caso da Fazenda Gabrielle, localizada entre os municípios de Uruçuca e Ilhéus, que, ao invés do cultivo tradicional, investe na lavoura irrigada, a pleno sol, sem a tradicional cobertura vegetal conhecida como cabruca. Esse método aumenta muito a quantidade de cacau produzida por hectare”, pontua o secretário de Planejamento de Uruçuca, José Nazal.

De Vitor Fernandes Jornalista – DRT 2430 para o site Médio São Francisco Notícias

Facebook Comments
Tags:, , , ,
Comentar