carinhanha codevasfCerca de 300 famílias do município de Carinhanha, localizado no Médio São Francisco, semiárido baiano, serão beneficiadas com a doação, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), de 4.238 tubos de PVC, cinco caixas d’água de 10 mil litros e uma caixa d’água de cinco mil litros – investimento de aproximadamente R$ 35 mil feito com recurso oriundo de emenda parlamentar.

Os equipamentos serão usados para o abastecimento de água, especialmente para a ampliação de sistemas já existentes, beneficiando os moradores de cerca de 15 comunidades de Carinhanha. A doação foi efetivada pela 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA), para a prefeitura municipal.

“A maioria das nossas comunidades está sofrendo com a falta d’água, e essa tubulação que estamos recebendo do governo federal, por meio da Codevasf, resolverá pelo menos 80% dos nossos problemas, tanto no que se refere ao consumo humano quanto à dessedentação do gado”, destacou o prefeito Paulo Elísio Cotrim. Entre as comunidades beneficiadas estão Amargosa, Micaela, Varginha, Aguada de Fora, Aguada de Fora II, Agrovila 23, Fazenda Mandacaru I, Fazenda Mandacaru II, e o assentamento Mel de Abelha.

“Nós temos muitas comunidades carentes que ainda não eram atendidas por esses sistemas. Com a ampliação, a água também chegará nesses locais, o que facilitará a vida de cerca de 1.500 pessoas. Hoje, em função da seca, a necessidade de água é muito grande e o sofrimento para essas famílias trabalhadoras é muito grande. Essa doação vai amenizar bastante. A Codevasf é uma parceira que vem sempre ajudando a resolver esses problemas hídricos do município”, afirmou Aloísio Oliveira, secretário de agricultura de Carinhanha.

Outras doações

Também com o objetivo de proporcionar o acesso a água para a população de sua área de atuação, a Codevasf, por meio da 2ª Superintendência Regional, está realizando outras doações – como a de 350 tubos de PVC para a Associação de Desenvolvimento Comunitário das Comunidades de Roça de Dentro, Morro da Lapinha e Outros (Adecorde), equipamentos que serão utilizados nas comunidades de Lagadição e Morro da Lapinha.

A população de Serra do Ramalho também está sendo beneficiada com a doação, à Associação de Pequenos Produtores da Agrovila 13, de 834 tubos de PVC. Já a prefeitura de Santa Maria da Vitória está recebendo da Codevasf dois caminhões-pipa. Os recursos usados na compra desses equipamentos também são oriundos de emenda parlamentar.

Da Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf para o site Médio São Francisco Notícias

Facebook Comments
Tags:, , ,
Comentar