Recepção e emoção das médicas Cubanas

Recepção e emoção das médicas Cubanas

Na manhã deste sábado, 02 de novembro, a cidade de Malhada recebeu duas médicas Cubanas do Programa Mais Médicos do Governo Federal, médicas estas que vão atuar na atenção básica à saúde, ou seja, no Programa da Saúde Familiar(PSF).

As médicas chegaram em Malhada acompanhada do secretário de saúde Edilson Coqueiro por volta das 11h50min e foram recebidas pelo prefeito Gimmy Everton Mouraria Ramos(Dr.Gimmy-PT) e pela população que se fez presente na Câmara de Vereadores de Malhada. As mesmas foram homenageadas com flores e com músicas e se emocionaram muito.

Além do prefeito municipal, se fizeram presentes no evento, o secretário de saúde Edilson Coqueiro, a coordenadora de tensão básica Poliana Cotrim, secretários, vereadores Manoel Messias, Helder, Marina Boa Sorte, Mário de Rege e Jorge Aragão.

Em suas palavras Edilson Coqueiro ressaltou sobre as dificuldades que atualmente existem na área da saúde, uma vez que segundo ele a maioria dos médicos deixou a missão de servir para ser servido e ganhar dinheiro. “O Programa Mais Médicos veio para resgatar a missão da saúde que é servir, não importa a linguagem oral das médicas que vieram de Cuba, o mais importante é a linguagem da sensibilidade e nós vamos fazer de tudo para ser a segunda família destas profissionais e amigos”, complementou Edilson.

O Prefeito Dr.Gimmy(PT) disse que participou do lançamento do Programa Mais Médicos em Brasília e percebeu o avanço que este programa vai dar para ajudar as pessoas mais carentes do município. “A maioria dos médicos brasileiros, não me referindo a todos, pensam primeiramente no dinheiro e não na saúde dos pacientes, se o dinheiro não for na frente, o paciente que sofra as consequências, Cuba é o pais que tem a melhor medicina do mundo e acreditamos que com este programa a saúde do Brasil vai melhorar, vocês vão fazer um bom trabalho igual a administração pretende fazer, nós vamos precisar muito mais de vocês do que vocês de nós”, finalizou Gimmy.

As médicas também fizeram uso da palavra e segundo Dr.Mercedes Julier o seu ideal é trabalhar para ajudar os mais necessitados e quando surgiu esta oportunidade de fazer esta missão ela disse que não poderia deixar passar esta missão e assim seguindo o exemplo de seu pai que era um grande defensor dos pobres, ela veio ajudar as pessoas mais carentes do Brasil, bastante emocionada pela receptividade ela agradeceu a todo o público presente.

A Drª. Misdrey Aragón Castro, 15 anos de medicina, estará atuando no PSF de Canabrava e a Drª. Mercedes Julier, 20 anos de medicina, estará atuando no PSF de Parateca, ambas atuarão em Malhada por um período de três anos.

Lançado em julho, o Mais Médicos integra um projeto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, que visa acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do País. Os profissionais participantes recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Já os municípios são responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados.

Redação: www.mediosaofrancisco.com


Facebook Comments
Tags:, , , , ,
Um comentário para “Médicas Cubanas Chegam em Malhada e são bem recebidas pelo prefeito e pela população”
  1. GIMMY EVERTON M. RAMOS disse:

    Dois de novembro de 2013 ficou marcado nas páginas da história do município de Malhada com a vinda de duas médicas para atender as necessidades da população de Parateca e Canabrava, tendo em vista que, elas irão morar nas comunidade para dar um melhor atendimento a este povo carente.

  2.  
Comentar