Carinhanha abastecimento de águaMais de 10 mil moradores de nove comunidades rurais do município de Carinhanha, no Médio São Francisco baiano, passaram a ter água em suas torneiras. O sistema integrado de abastecimento foi inaugurado nesta quinta-feira (20) pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, num evento na comunidade rural de Agrovila 15 que teve grande participação da população local.

“Água de qualidade do rio São Francisco é tratada, canalizada e chega até as residências para que as famílias possam pegar água na torneira. Aqui as pessoas eram abastecidas apenas através de poços artesianos, que são sistemas precários, com água em pouca quantidade. A partir de agora o sistema, que vai ser operado pelo município, vai poder propiciar segurança hídrica para essas localidades”, destacou Elmo Vaz.

O sistema integrado de abastecimento foi implantado por meio de convênio entre a Codevasf, com recursos do governo federal, e a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb). O investimento de R$ 7,9 milhões vai assegurar água para 10.317 habitantes nas comunidades de Agrovila 15, Agrovila 16, Agrovila 23, Aguada do Meio, Canabrava, Estreito, Feirinha Vila São João, Jupi e Marrequeiro.

“Eu digo sempre que não tem preço levar água para quem precisa. O que não pode é a população beber uma água salobra, contaminada, com risco de verminoses e doenças”, afirmou o governador Jaques Wagner. “Nós já levamos água para mais de 3,5 milhões de baianos e vamos continuar levando ações do programa do Água para Todos para todos os lugares”, acrescentou.

Carinhanha abastecimento de água2O sistema inaugurado nesta quinta(20) conta com estação elevatória de água bruta, dois conjuntos de eletrobombas centrífugas de 20 cavalos, adutora de água bruta, estação de tratamento, estação elevatória de água tratada, reservatórios, elevados em concreto armado e em fibra de vidro, adutora de água tratada por recalque, adutora de água tratada por gravidade, subadutora e linha alimentadora, entre outros equipamentos. A captação de água é feita por meio de estrutura flutuante no rio São Francisco, próxima à comunidade de Estreito, uma das beneficiadas.

“A água doce está sendo muito boa. Ela está vindo numa quantidade boa, reforçada. Todo mundo está gostando. Pelo menos na minha casa a água está vindo muito boa. Na casa dos vizinhos é a mesma coisa”, comemorou Gerson da Silva, morador da comunidade de Agrovila 15.

governador-300x168Além de Carinhanha, o convênio da Codevasf com a Cerb inclui a implantação de outros sistemas de abastecimento em duas localidades de Xique-Xique e 28 comunidades de Paratinga. O valor total do convênio é de R$ 13,6 milhões, com recursos provenientes do programa Água para Todos – coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação.

Estiveram presentes no evento o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus Lapa, Lourival Gusmão, o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, o presidente da Cerb, Bento Ribeiro, o prefeito de Carinhanha, Paulo Cotrim, o prefeito de Malhada, Gimmy Everton Mouraria Ramos, entre outras autoridades.Carinhanha- Abastecimento de águaCarinhanha- Abastecimento de água.1Carinhanha- Abastecimento de água.2

Facebook Comments
Comentar