Marcha de MulheresNo último sábado, 22 de março, a cidade de Malhada foi palco de um grande movimento de mulheres. As mulheres tomaram as ruas da cidade mostrando que estão unidas na luta contra a violência física, verbal, abusos sexuais e tantos outros casos de violência atribuídos a elas. Nunca na história de Malhada, se viu tantas mulheres nas ruas lutando por causa própria, mas a 1ª Marcha de Mulheres realizada pela secretaria de Cultura na pessoa da professora Josedalva farias e em parceria com a Prefeitura Municipal de Malhada, no sudoeste da Bahia, proporcionou este momento. Os organizadores do evento ficaram surpresos com a presença de mais de 700 mulheres no movimento, é certo que muitas mulheres estariam aderindo ao movimento, mas não se esperavam tanta adesão.

Marcha de Mulheres2A concentração das mulheres aconteceu no Posto São Francisco por volta das 16h e depois das 17h elas saíram em uma grande marcha e tomaram as ruas da cidade de Malhada levando fachas, cartazes e acompanhadas de veículo de sonorização e da fanfarra. O evento contou com a participação do prefeito municipal de Malhada, Gimmy Everton Mouraria Ramos(Dr.Gimmy-PT), Joab do movimento CETA, Cosme do Polo Sindical CETAG, Bete representando o PCdoB, Zé de doutor representando a CONTAG, Nalva do MST, Leidiane da Secretaria Municipal de Politicas Especias da cidade de Bom Jesus da Lapa, Juvenal presidente do SISPUMA, Cristiane Queiroz secretaria de Assistência Social de Malhada, vereador Mario de Rege representando o PT e a cultura, Míria Maristela Secretaria de educação de Malhada e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Raimundo Basileu, Maria Raimunda, presidente do Movimento de Mulheres de Carinhanha e outros.

Marcha de Mulheres3O percurso pelas principais ruas da cidade finalizou na quadra poliesportiva, momento em que houve diversas apresentações, a exemplo da reapresentação da fanfarra de Malhada que retornou com muito entusiasmo e se prepara para o desfile de Malhada que será resgatado este ano de 2014, peças teatrais, palestras e apresentações diversas.

Marcha de Mulheres1Como é de conhecimento de todos, a violência contra a mulher tem sido alarmante e contínua e este evento foi de grande importância para o município de Malhada, uma vez que, as mulheres não se intimidaram e foram as ruas mostrar para o mundo que estão vivas e dispostas a lutar incansavelmente por uma vida repleta de paz e sem violência.

Redação: www.mediosaofrancisco.com

Facebook Comments
Tags:,
Comentar