31-20141009_163812

Nos dias 07, 08 e 09 de outubro do corrente ano, foi realizada em Malhada a 1ª Semana do Velho Chico. O evento foi organizado pela Articulação Popular São Francisco Vivo, a diretora de Cultura Josedalva e as Escolas Municipais Presidente Médici e Paulo Souto.

No primeiro dia houve um seminário na Câmara de Vereadores sobre o tema: O Rio São Francisco está morrendo, o que fazer?

No segundo dia, houve várias apresentações do Sarau Cultural: Salve o Velho Chico. As apresentações foram feitas pelos alunos da Escola Municipalizada Presidente Médici.

No terceiro e último dia, houve o Lamento do Rio pelos alunos das escolas Paulo Souto e Médici que percorreram as principais ruas da cidade com faixas e cartazes demonstrando o amor pelo Rio São Francisco e pedindo providências por parte das autoridades competentes.

O Rio São Francisco está passando por um processo de seca nunca visto nos tempos de outrora. Hoje em Malhada, por exemplo, as pessoas que sabem nadar atravessam o Rio com facilidade, pois foi tomado pelas camadas de areias que formaram grandes croas em meio ao seu leito. A sua nascente na Serra da Canastra em Minas Gerais secou e a situação precária do Rio se alastra por todas as cidades ribeirinhas.

Atenção senhores governantes, o Rio pede socorro, a transposição veio na hora errada, pois antes da mesma vocês esqueceram da revitalização. Revitalização já!

Redação: www.mediosaofrancisco.com



Facebook Comments
Comentar