horario de verão



À meia-noite deste sábado, 15 de outubro, para domingo(16), dar-se-á início ao horário de verão deste ano. Como já foi anunciado, a Bahia mais uma vez ficará de fora. Este horário diferenciado vale somente para os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do Distrito Federal.

horario-de-verao-adiante-seu-relogio-1h_1310Um dos objetivos da adesão a este horário é a redução da demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18h às 21h. Com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio, o que resultará na queda no consumo de energia, estimada em 0,5% (4,5% no horário de pico), e, consequentemente, a redução no consumo de água dos reservatórios.

Vale ressaltar que o horário de verão vai até o dia 19 de fevereiro e o governo federal estima economizar cerca de R$147,5 milhões, valor referente ao custo que será evitado com o acionamento de usinas térmicas para complementar a geração de energia.

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ficarem atentos, pois terão que adiantar os relógios em uma hora após a meia noite deste sábado para domingo.

Os baianos mesmo não tendo o horário de verão, terão que se adaptarem a ele, pois as agências bancárias abrirão e fecharão uma hora antes, além disso, os programas de televisão também seguirão no mesmo ritmo, ou seja, começarão e terminarão mais cedo.

Redação: www.mediosaofrancisco.com

Facebook Comments
Comentar