ibotirama

Água na torneira agora é uma realidade para mais de duas mil pessoas de onze comunidades rurais do município de Ibotirama, no Médio São Francisco baiano. O sistema de abastecimento de água construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) teve sua entrega definitiva assinada pelo prefeito do município, Terence Lessa. Com isso, o sistema passa a ter pleno funcionamento, com operação e manutenção efetuadas pelo Administração Municipal.

“Serão milhares de pessoas atendidas de maneira direta e indireta”, observou o prefeito durante o ato de assinatura na 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa. “É mais que água tratada e encanada para consumo humano, é também uma questão de saúde dessa população”, afirmou o prefeito.

O sistema de abastecimento foi um investimento federal de aproximadamente R$ 6,9 milhões e beneficia diretamente cerca de 360 famílias das comunidades rurais de Andorinhas, Fazenda Nova, Areia Branca, Juá Novo, Cariri, Barro Alto, Caraíbas, Novo Horizonte, Ilha Grande, Ilha do Gado Bravo e Ilha do Saco.

“O abastecimento de água nos estados do Nordeste afetados pela estiagem é uma prioridade do governo federal – assim como o Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco e o Plano Novo Chico, lançado recentemente pelo presidente da República”, afirma a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.

O novo sistema que abastece as comunidades rurais de Ibotirama capta água bruta do rio São Francisco e faz a adução até a estação de tratamento de água, e posteriormente para reservatórios elevados de poliuretano e distribuição em rede até o domicílio das famílias.

Ascom Codevasf

Facebook Comments
Tags:, , ,
Comentar