dinheiro



No início da noite da última quinta-feira, 15 de dezembro, em uma votação-relâmpago, o plenário do Congresso Nacional aprovou o Orçamento Geral da União para o próximo ano, ou seja, 2017. Este Orçamento fixa os gastos federais em 3,5 trilhões de reais e estabelece o novo salário mínimo no valor de R$945,80 que começa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Com a aprovação, o texto segue agora para sanção presidencial.

Em decorrência de um acordo firmado entre governo e partidos da oposição, a votação do Orçamento se tornou possível. Dentre estes acordos, os congressistas analisaram e votaram nove vetos presidenciais que trancavam a pauta.

Esse é o primeiro orçamento elaborado pelo Congresso com a regra do teto de gastos públicos, prevista em Emenda Constitucional promulgada na manhã desta quinta-feira. O Orçamento estima em 1,3% o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas em um país) e em 4,8% a inflação. A taxa Selic prevista é 12,11%, enquanto o câmbio médio foi projetado para 3,43 reais por dólar.

Facebook Comments
Tags:,
Comentar