amarela

É sabido que a febre amarela é considerada como uma doença viral aguda, causada pelo vírus, a doença é transmitida pela picada de um mosquito fêmea infetado. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti.

Em se tratando desta doença, o Ministério da Saúde, com o intuito de alertar a população e os administradores públicos, divulgou uma lista aonde consta que cerca de quarenta e cinco cidades da Bahia estão na área de risco da transmissão da referida doença, dentre elas, a cidade de Malhada, Iuiú, Carinhanha, Feira da Mata, Serra do Ramalho, Cocos, Bom Jesus da Lapa, dentre outras.

Vale lembrar que na maior parte dos casos, os sintomas incluem febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas. Os sintomas geralmente melhoram ao fim de cinco dias. Em algumas pessoas, no prazo de um dia após os sintomas melhorarem, a febre regressa juntamente com dores abdominais e as lesões no fígado provocam icterícia e quando isto ocorre, aumenta o risco de insuficiência renal.

Vale ressaltar que pode ser difícil distinguir a febre amarela de outras doenças, principalmente nos estádios iniciais. A vacina é dos meios mais seguros e eficaz contra a dita doença, mas, além disso, a Secretaria de Saúde da Bahia recomenda a intensificação ao controle do mosquito Aedes Aegypti que além da dengue, Zika, Chikungunya, também pode transmitir a febre amarela.

A situação é um pouco preocupante porque a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que evolui rapidamente e tem alto grau de letalidade, por isso, em decorrência deste sinal de alerta, é imprescindível que os moradores destas cidades venham priorizar a limpeza dos quintais de suas residências, evitar deixar água parada em recipientes a céu aberto, não dando brecha para o mosquito e, além disso, recorrer aos postos de saúde para vacinar, pois a vacina além de ser essencial, é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. A situação é um pouco preocupante porque a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que evolui rapidamente e tem alto grau de letalidade.

Confira a nota e a relação dos municípios aqui

http://bahiaemnoticias.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Nota-informativa-n%C2%B002-FA-1.pdf

Redação: www.mediosaofrancisco.com

Facebook Comments
Tags:, , , , ,
Comentar