20170207_100021O município de Malhada, no sudoeste baiano, estava vivendo um período de seca prolongado, em diversas partes do município já fazia mais de mês que não chovia e as plantações que foram feitas no final do ano passado, quando, assim, desceu do céu as primeiras chuvas, não subsistiram ao muitos dias de sol, trazendo prejuízos aos pequenos agricultores.

Quem circulava pelo município podia deparar com diversos plantios de milhos, feijão, capim, dentre outros, completamente perdidos.

Mas como tem o ditado que diz “a esperança é a última que morre”, neste final de semana as compostas do céu se abriram e a chuva desceu no solo malhadense, no domingo(05), por exemplo, a comunidade de Canabravinha foi beneficiada com muita chuva; na Segunda(06) foi a vez de Serra do Justino ver até mesmo o riacho transbordar em decorrência da chuva. Em Canabrava, Panela do Tapuio, dentre outras comunidades, também choveu.

Riacho de Serra do Justino

Riacho de Serra do Justino

Para completar a alegria e encerrar este período prolongado de seca, na manhã desta terça-feira(07), a chuva desceu na sede do município em Malhada-Ba e percorreu todo o município, a exemplo de Parateca, Pau D’arco, Facão Duro, Jenipapo, Papaconha, Bredo, Jacaré, Ilha de Zezé, Julião, Pedrinhas, Serra de João Alves, Serra do Justino, Mocambo, Cachoeira, Canabravinha, Canabrava, Rio Verde, Caatinga Seca, dentre outras.

Após o retorno da chuva, algumas pessoas já efetuaram o plantio novamente. A chuva foi recebida com muita alegria pelos malhadenses, “Com esta chuva pelo menos vai ajudar no pasto para o gado, a coisa estava feia, mas agora vai dar uma melhorada boa”, disse um morador la da comunidade de Cachoeira.

Segundo o Clima Tempo há previsão de chuva para os próximos dias, na quarta-feira(08) está previsto 7mm, na quinta(09) 25mm, na sexta(10)22mm, no sábado(11) 29mm e no domingo(12) 7mm.

Chuva na Sede

Chuva na Sede

20170207_095759
Redação: www.mediosaofrancisco.com

Facebook Comments
Tags:, ,
Comentar